Excesso de Enzimas e a Síndrome do Pânico

Já sabemos que a síndrome do pânico, do ponto de vista fisiológico é desencadeada pelo excesso da produção de noradrenalina.

Mas, porquê isso acontece com algumas pessoas e outras não? Para esta respostas, temos que analisar outros aspectos além do fisiológico, como a história de vida e o contexto social e histórico em que a pessoa se encontra.

Sabe-se que pessoas sensíveis à estimulação aversiva e, ou, imprevisível são mais suscetíveis a desenvolver tal quadro. Portanto, há que se investigar uma predisposição anterior a quadros depressivos, na história da pessoa e, ou, de seus familiares.
No contexto social, existem várias possibilidades de causas:
estresse da vida moderna,
abuso de drogas,
perdas afetivas importantes,

O contexto da humanidade, neste século, também é favorável ao agravamento da Síndrome. O desamparo (depressão) ocorre quando nos sentimos fora da comunidade, “dês-filiados”, sem alguém que nos proteja ou que pelo menos nos ajude a enfrentar situações de perda ou ameaça de perda.

O século XXI é o século do individualismo, que se trouxe o respeito à privacidade e ao mesmo tempo a solidão daquele que está só no meio de uma multidão de “cotovelos” que o empurram e puxam, não se importando se alguém ficar “para trás”.

A substituição dos valores da família tradicional pela família moderna, que tem seus membros cada vez mais autônomos uns dos outros e para os quais o sentimento é algo efêmero e muitas vezes superficial. Não se trata de resgatar o que já não serve mais a esse homem moderno (ou pós-moderno?), mas sim de criar novos laços baseados em afeto, um dos fatores que nos diferenciou dos demais animais.